Dia Internacional da Mulher: Descubra a evolução e os avanços alcançados pelas mulheres nos últimos anos!


Hoje é o dia da mulher, dia de refletir toda a trajetória e benefícios para mulheres conquistas depois de muita luta.

O Brasil, reconhecendo a importância de promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, oferece uma variedade de benefícios governamentais especificamente destinados a apoiar as mulheres em diversas fases de suas vidas.

Esses programas visam não apenas promover a igualdade, mas também garantir o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento econômico das mulheres.

Abaixo, destacamos alguns dos principais benefícios para mulheres no Brasil


Benefícios para mulheres: Conheça quais elas têm direito!

Quando falamos em benefícios para mulheres, o primeiro que pensamos é relacionado a maternidade, mas não é apenas esse direito que elas têm, confira outros benefícios que incentivam a inclusão e igualdade para as mulheres.

1. Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo promover a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da educação profissional e tecnológica.

O programa oferece cursos de formação inicial e continuada, visando capacitar essas mulheres para o mercado de trabalho ou para empreendimentos autônomos.

Além da capacitação profissional, o programa busca fortalecer a autoestima, a autonomia e a cidadania das participantes.

2. Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma iniciativa que oferece um espaço de acolhimento e suporte integral às mulheres em situação de violência.

Neste espaço, são disponibilizados serviços multidisciplinares, como:

  • Apoio psicossocial
  • Orientação jurídica
  • Delegacia
  • Alojamento de passagem
  • Central de transportes.

Este programa visa não apenas oferecer um refúgio seguro, mas também facilitar o acesso das mulheres aos seus direitos e aos serviços necessários para superar a violência e reconstruir suas vidas.

3. Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO)

Embora o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) não seja exclusivo para mulheres, ele tem um impacto significativo na promoção do empreendedorismo feminino no Brasil.

O programa oferece pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda, muitos dos quais são mulheres que buscam iniciar ou expandir pequenos negócios.

Através do acesso facilitado ao crédito, acompanhado de orientação empresarial, as mulheres podem fortalecer suas atividades econômicas, gerando renda e promovendo a independência financeira.

4. Bolsa família

Um dos programas mais conhecidos do governo brasileiro, o Bolsa Família, beneficia diretamente as mulheres, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade econômica.


Em muitos casos, os pagamentos são feitos preferencialmente às mães, reconhecendo-as como responsáveis principais pelo cuidado e bem-estar da família.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O programa visa reduzir a pobreza e promover a segurança alimentar, garantindo que crianças e adolescentes permaneçam na escola e recebam vacinação adequada.

5. Salário-Maternidade

O Salário-Maternidade é um benefício oferecido às mulheres que se afastam de suas atividades laborais em decorrência do parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Esse benefício assegura que a mulher não seja prejudicada financeiramente durante esse período vital, promovendo também a saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto do recém-nascido ou da criança adotada.

É um direito de todas as mulheres empregadas, incluindo as trabalhadoras avulsas, contribuintes individuais, seguradas especiais e desempregadas que estão recebendo o seguro-desemprego.

6. Sebrae Delas

O programa Sebrae Delas é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destinada a fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil.

O programa tem como objetivo oferecer suporte, orientação e incentivos específicos para mulheres que desejam iniciar ou já possuem seus próprios negócios.

Ele busca empoderar empreendedoras por meio de capacitação, consultoria, acesso a redes de contato, facilitação do acesso ao crédito e outras formas de apoio financeiro.

A importância do dia internacional da mulher

O dia internacional das mulheres, é comemorado hoje, dia 8 de março, e tem uma importância significativa no Brasil.

Não apenas um momento de celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também um dia de reflexão sobre as desigualdades e desafios que ainda persistem.

Originário das lutas das mulheres trabalhadoras no início do século XX por melhores condições de trabalho e direitos de voto, o dia se transformou em uma plataforma global para a defesa dos direitos das mulheres, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em todas as esferas da vida.

No Brasil, o dia das mulheres é um momento para reconhecer os avanços obtidos através de décadas de lutas feministas, como o direito ao voto, a legislação contra a violência doméstica (Lei Maria da Penha), e a participação crescente das mulheres na política e na economia.

Também é uma ocasião para chamar atenção para as questões que ainda afligem as mulheres brasileiras, incluindo a violência de gênero, a disparidade salarial, a sub-representação em posições de liderança e os obstáculos ao empreendedorismo feminino.

A participação ativa das mulheres na economia não apenas beneficia as mulheres individualmente, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social do país como um todo.

Através da educação, do empoderamento econômico e da proteção contra a violência, o Brasil pode criar um ambiente mais justo e igualitário para todas as suas cidadãs.

É vital que tanto o governo quanto a sociedade civil continuem não somente garantido benefícios para mulheres, mas também buscando mais alternativas para a inclusão e proteção delas na nossa socidade.

Para mais artigos relacionados a temas como esse, fique atento as publicações do nosso blog!

📂 Geral