Pagamento do décimo terceiro dos aposentados pode começar em abril.


O décimo terceiro dos aposentados, representa uma renda extra fundamental para milhões de brasileiros, inclusive para aqueles que já se encontram na fase da aposentadoria.

Para os aposentados, esse benefício não apenas contribui para o orçamento familiar no final do ano mas também é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo de suas vidas.

este artigo, vamos explorar como é realizado o pagamento do décimo terceiro dos aposentados, um tema de grande interesse para quem depende dos benefícios da Previdência Social.

Décimo terceiro dos aposentados: Quando será pago?

A estimativa é que o pagamento do décimo terceiro dos aposentados é da primeira parcela ser do dia 24 de abril a 8 de maio.


Já a segunda parcela do décimo terceiro aposentados está sendo estipulada para dia 24 de maio a 7 de junho.

Segundo fontes, o decreto com a antecipação do décimo terceiro já foi encaminhado ao Palácio do Planalto, mas precisa do aval do Tesouro Nacional.

O pagamento do benefício é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e segue regras específicas que diferem ligeiramente das aplicadas aos trabalhadores da ativa.

Uma característica importante desse pagamento é que ele beneficia não apenas os aposentados, mas também pensionistas, aqueles que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros tipos de benefícios previdenciários.

Tradicionalmente, o décimo terceiro do aposentado é pago em duas parcelas, a primeira parcela, que corresponde a 50% do valor total do benefício, costuma ser antecipada e paga entre os meses de agosto e setembro.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Essa antecipação, que começou como uma medida excepcional em anos anteriores, tem se tornado uma prática comum, sendo muito aguardada pelos beneficiários.

A segunda parcela do décimo terceiro é paga junto com o benefício de novembro, geralmente até o início de dezembro, permitindo assim que os aposentados e pensionistas organizem suas finanças para as despesas de fim de ano.

Importante ressaltar que, sobre a segunda parcela, incide o desconto do Imposto de Renda para aqueles beneficiários que estão sujeitos à tributação.

Cálculo do valor

O cálculo do décimo terceiro para aposentados segue a mesma lógica do que é feito para os trabalhadores em geral, baseando-se no valor total do benefício.

Para aqueles que receberam a aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário por todo o ano, o valor do décimo terceiro será igual ao de um mês de benefício, sem descontos.

Para beneficiários que começaram a receber o benefício ao longo do ano, o valor é proporcional aos meses recebidos até dezembro.

Para beneficiários que recebem auxílio-doença, o cálculo do décimo terceiro salário é proporcional ao período em que o benefício foi recebido, uma vez que esses benefícios são temporários e podem não cobrir o ano inteiro.

Já no caso de benefícios de pensão por morte, o décimo terceiro é pago integralmente ao conjunto dos dependentes, seguindo a proporção dos meses em que o benefício foi concedido no decorrer do ano.


📂 Geral