Ministério do Trabalho

Endereço: Esplanada dos Ministérios – bloco F – Brasília/DF – CEP: 70056-900
Horários de Atendimento: 8h às 18h

Canais de Atendimento Trabalho

  • Telefone: Alô Trabalho – 158
  • Ouvidoria: Acesse aqui
  • Carta: Ouvidoria-Geral do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo Ala A, Sala TA17, Brasília-DF, CEP: 70056-900
  • Presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, Térreo, Sala TA17 de 8h às 18h.

Central Telefônica – O Ministério do Trabalho possui central telefônica que presta informações para o cidadão . A Central de Atendimento Alô Trabalho, número 158, funciona 24h por dia (eletrônico) e de segunda a sexta-feira das 07h às 19h (humano). Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) são gratuitas e a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Ouvidoria – A Ouvidoria é um canal direto de comunicação com a população, que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações de agentes, diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho. O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, erros, negligências, abuso de poder ou a má administração do serviço público. O propósito é melhorar a administração pública, tornando a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.

Denúncia e reclamação trabalhista – Para registrar uma denúncia ou reclamação quanto ao cumprimento da legislação trabalhista pelo empregador, o atendimento é exclusivo no plantão fiscal existente nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) e suas unidades nos Estados. Consulte aqui os endereços da rede de atendimento.

Carta de Serviço ao Cidadão – Acesse aqui

.


.

✉️ Contato com o site MinisteriodoTrabalho.org

Este site não representa nenhuma empresa, órgão público ou privado. Não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços, informações, horários, datas, valores, etc.

Os dados catalogados neste site têm como origem o portal brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), site oficial ou portais de notícias. De acordo com o Decreto 8.777 de 11 de maio de 2016, as informações publicadas são consideradas Dados Abertos e livres para divulgação sem autorização prévia.

⚠️ O contato do site ministeriodotrabalho.org NÃO se destina a atendimento, dúvidas ou assuntos do munícipe. Questões sobre estes assuntos não serão respondidas.

⚠️ Reservamos este espaço para você falar com a equipe do site. Para contato somente sobre assunto relativo ao conteúdo deste site envie e-mail para: