Programa Partiu Estágio com mais de 6 mil vagas disponíveis!


O programa Partiu Estágio é uma iniciativa governamental criada com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens universitários ao mercado de trabalho, através da oferta de estágios em diversas áreas do setor público.

Segundo o site R7, metade dos estudantes recém-formados estão sem emprego no Brasil.

Com a crescente demanda por experiência profissional entre os recém-formados, o programa surge como uma solução prática e eficaz para preencher essa lacuna, proporcionando aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimento prático em suas áreas de estudo.

Acompanhe mais informações recentes sobre o programa Partiu Estágio nos próximos tópicos.

Partiu Estágio: Quando se inscrever?

O programa Partiu Estágio abre as suas inscrições do dia 19 a 20 de abril ofertando mais de 6.193 vagas, sendo:


  • 1.733 vagas em Salvador – BA
  • 4.460 vagas em cidades do interior do estado e Região Metropolitana.

Para participar do programa, o jovem precisa seguir esses requisitos:

  • Ter no mínimo 16 anos
  • Morar no estado da Bahia
  • Ter concluído 50% ou mais da carga horária do curso de graduação
  • Estar regularmente matriculados em instituição de nível superior, com sede ou polo situados na Bahia.

Há prioridade para candidatos inscritos no CadÚnico e estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

As inscrições ocorrem na plataforma online do programa, bastando informar seus dados e realizar um cadastro.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

O programa de estágios visa promover a integração entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho, por meio da realização de estágios remunerados no setor público para estudantes universitários.

Este programa não apenas oferece uma valiosa experiência profissional aos jovens, mas também os ajuda a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica.

É caracterizado pela sua abrangência, alcançando diversas áreas de atuação dentro do setor público, o que permite que estudantes de quase todos os cursos superiores tenham a chance de participar.

Como funciona o programa?

O funcionamento é simples e objetivo, projetado para ser o mais inclusivo e acessível possível.

O processo começa com a inscrição dos interessados, que devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino superior e atender a critérios específicos definidos pelo programa, como ter cursado um percentual mínimo do curso.

Após a inscrição, os candidatos passam por um processo de seleção, que geralmente inclui a análise de desempenho acadêmico e a compatibilidade do perfil do estudante com as vagas disponíveis.

Uma vez selecionados, os estagiários são encaminhados para órgãos do setor público compatíveis com suas áreas de estudo, onde realizarão atividades que complementem sua formação acadêmica.


Os estágios têm duração definida, com carga horária de 4 horas diária e bolsa no valor de R$ 455,00.

O Partiu Estágio representa uma oportunidade significativa para os jovens que estão no ensino superior e buscam uma experiência que possa enriquecer seu currículo e prepará-los melhor para os desafios profissionais futuros.

Para mais informações sobre benefícios importantes como esse, fique atento ao nosso blog!

📂 Geral