Tudo sobre Cartão Cidadão: Consultar e Solicitar

Cartão Cidadão é um direito de todo o cidadão que possui benefícios junto ao Governo Federal, sejam eles trabalhistas ou sociais, e pode ser emitido de forma rápida e simplificada junto à Caixa Econômica Federal.

Através dele o trabalhador consegue consultar seus direitos trabalhistas, consultar o FGTS provisionado, rendimento do PIS, Abono Salarial ou até mesmo parcelas do Seguro-Desemprego, além de auxílios sociais, como o Bolsa Família.

Importante: Para emitir o cartão, é necessário que você tenha direito a algum desses benefícios.

Caso a pessoa tenha conta-poupança e/ou corrente na Caixa, os valores são creditados automaticamente e podem ser sacados com o cartão da conta que o cliente já possui.


Saiba tudo sobre esse benefício social e trabalhista a seguir, neste artigo.


Como Fazer / Emitir o Cartão Cidadão (1ª e 2ª via)

O órgão responsável pela emissão e pelo gerenciamento do Cartão Cidadão é a Caixa Econômica Federal. Dessa forma, é através de seus canais de atendimento que a população consegue solicitar o cartão de benefícios.

No entanto, existem alguns requisitos para a emissão do Cartão Cidadão: é necessário que o usuário possua um registro NIS ou carteira de trabalho para a emissão do documento.

Assim, para emitir o Cartão Cidadão basta comparecer à uma unidade da CAIXA ou ligar para 0800 726 0207 e solicitar o benefício.

Para começar a utilizá-lo, cadastre uma “Senha Cidadão” em qualquer agência da CAIXA ou caixas lotéricas, munido de um documento de identificação com foto.

2ª via
A emissão da segunda via do cartão pode ser solicitada da mesma forma como a primeira via. A criação da Senha Cidadão (ou troca, em caso de esquecimento ou perda) dispensa a apresentação do cartão, caso o usuário apresente outro documento oficial com foto.

É importante salientar que, para ter o Cartão Cidadão funcional, o usuário precisa manter seu endereço e telefone atualizados.

Solicitar Cartão Cidadão pela internet grátis?

Apesar de ser um processo gratuito, o Cartão Cidadão não pode ser feito via internet, conforme as indicações da Caixa. Sendo assim, para emitir o cartão as opções são: via telefone, com a Central de Atendimento, ou nas agências do banco federal.

 


A Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão para saque de benefícios trabalhistas e/ou sociais administrados pela CAIXA, de forma prática e segura, por meio de terminais de autoatendimento, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, Agências ou Pontos de Atendimento da CAIXA.

Cartão Cidadão: Cadastrar Senha

Dessa forma, nos postos de atendimento você poderá registrar uma senha ao seu cartão, conforme as normas da Caixa, que será utilizada para o acesso dos benefícios.

Após o procedimento de cadastro, um termo de uso será disponibilizado a você, com instruções em casos de perda do cartão ou bloqueio da senha por falta de uso.


Para fazer a Senha Cidadão em uma Unidade Lotérica, ligue para o Atendimento CAIXA ao Cidadão – 0800 726 0207 – e compareça à Lotérica, portando seu Cartão do Cidadão e um documento oficial, que pode ser:

– Carteira de identidade;
– Carteira Nacional de Habilitação
– Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.)
– CTPS – modelo informatizado
– Carteira funcional
– Identidade militar
– Carteira de identidade de estrangeiros
– Passaporte, etc

Para fazer a Senha Cidadão em uma Agência da CAIXA, não é obrigatória a apresentação do Cartão do Cidadão, basta apresentar algum dos documentos oficiais exemplificados acima.

 


Como consultar o saldo do Cartão Cidadão pela (INTERNET)

VIA SITE

Se o que você quer é consultar o saldo disponível para saque sem ter o cartão em mãos clique aqui para acessar e buscar pela área relacionada à consulta que deseja fazer.

Você precisa digitar seu CPF, NIS ou e-mail cadastrado normalmente, acionar a verificação e clicar em “Cadastrar/Esqueci Senha” no canto inferior direito da tela pop-up, como mostrado abaixo.

Para aqueles que já concluíram todo o processo de cadastro de senha, o site não é a única opção.

VIA APLICATIVO

Para quem tem conta na CAIXA, é possível consultar o saldo do Cartão Cidadão por meio do aplicativo da Caixa para celulares Android e iPhone (iOS) .

Basta ter em mãos um login ou senha ligado ao Cartão Cidadão que também podem ser cadastrados individualmente de maneira simplificada pelo Internet Banking da Caixa Econômica Federal.

Caso não tenha cadastrado a senha ainda, é só clicar em “cadastrar senha” e realizar todo o processo cadastral.

Clicando aqui, você pode iniciar um cadastro provisório ao clicar em “Acessar a Minha Conta” e depois em”Cadastrar”.

Basta concordar com o regulamento, inserir nome completo, CPF e data de nascimento e clicar em “Continuar”.

Ao finalizar, basta logar com este login e senha sempre que for acessar o aplicativo.

 


Como Consultar o Saldo do Cartão Cidadão por (TELEFONE)

Além de ser possível consultar o saldo para saque pela internet, também é possível fazer essa consulta pelo telefone de atendimento da Caixa.

Telefone de atendimento do Cartão Cidadão da Caixa: 0800-726-0207 – das  10h às 18h.

 


Posso receber o auxílio emergencial via cartão cidadão?

De acordo com a Caixa, para receber o Auxílio Emergencial não é necessário abertura de conta. Se não for identificada conta para o beneficiário, será aberta a Poupança Digital Social. O Cartão Cidadão ou cartão do Bolsa Família poderá ser utilizado para saque do Auxílio Emergencial somente por quem já é beneficiário do Bolsa Família.

  • É possível solicitar o saldo disponível para saque do benefício. Porém, é importante informar que as pessoas que já possuem conta individual no banco não precisam emitir um cartão cidadão para ter acesso ao benefício do Governo Federal;
  • Os clientes que possuem conta na Caixa conseguem ter acesso ao benefício social ou trabalhistas dado pelo Estado em sua própria conta. Por ter conta na Caixa (sem ser conjunta), o benefício é depositado diretamente na conta corrente.

Como desbloquear Cartão Cidadão?

Após a solicitação do Cartão Cidadão, ele é enviado diretamente para o seu endereço. Entretanto, para utilizar o benefício é necessário partir para a próxima etapa: o desbloqueio.

Assim, para desbloquear basta seguir as instruções no envelope do cartão e ligar para a Central de Atendimento, onde o Cartão Cidadão é liberado após a confirmação do protocolo de acesso.

Cartão Cidadão com Senha bloqueada?

A senha do Cartão Cidadão geralmente é bloqueada devido à falta de utilização. Com isso, para desbloqueá-la é preciso comparecer à uma casa Lotérica novamente, com o termo de responsabilidade em mãos, e solicitar a liberação da senha.

Assim, você poderá redefiní-la para, então, usar os serviços do Cartão Cidadão.

Cartão cidadão tem validade?

Embora não conste nas informações, a validade do Cartão Cidadão é geralmente de dez anos. Logo, a renovação do documento é necessária de tempos em tempos, para que o acesso aos benefícios não seja interrompido ou prejudicado.

Cartão Cidadão Cancelado – O que fazer?

Quando o Cartão Cidadão é cancelado pela falta de utilização, é necessário recorrer ao atendimento da Caixa, seja via telefone ou nas unidades de presenciais, pois é somente através do sistema do banco que o procedimento pode ser resolvido.

 

CONTATO & DÚVIDAS CARTÃO CIDADÃO CAIXA

Telefone de atendimento do Cartão Cidadão da Caixa: 0800-726-0207

Horário de Atendimento: das  10h às 18h.