Ministério do Trabalho 📞Telefone, Falar 0800


O Ministério do Trabalho e Previdência é um ministério do Governo do Brasil, tendo suas atribuições divididas entre o Ministério da Economia, o Ministério da Cidadania e o Ministério d a Justiça e Segurança Pública.

Porém, foi recriado em 21021 como Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Sua competência abrange os seguintes assuntos: política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho.

Outras abrangências são: fiscalização em segurança e saúde no trabalho; fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, bem como aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas; política salarial.


E também: formação e desenvolvimento profissional; política de imigração; e cooperativismo e associativismo urbanos.

📧 E-mail Ministério do Trabalho

Se você prefere prefere entrar em contato através do e-mail, saiba que, o Ministério do Trabalho e Previdência não possuí e-mail publico em seu site para contato.

💬 Atendimento por WhatsApp Ministério do Trabalho e Previdência

O Ministério do Trabalho e Previdência não faz atendimento via WhatsApp. Mas, pode ser que daqui algum tempo a empresa passe a adquirir essa nova tecnologia e comece a atender os seus clientes também por meio desse aplicativo.

Contato com MDT

Ministério do Trabalho

Endereço: Esplanada dos Ministérios – bloco F – Brasília/DF – CEP: 70056-900
Horários de Atendimento: 8h às 18h

Canais de Atendimento Trabalho

  • Telefone: Alô Trabalho – 158
  • Ouvidoria: Acesse aqui
  • Carta: Ouvidoria-Geral do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo Ala A, Sala TA17, Brasília-DF, CEP: 70056-900
  • Presencial: Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, Térreo, Sala TA17 de 8h às 18h.

Central Telefônica MDT

O Ministério do Trabalho possui central telefônica que presta informações para o cidadão .

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

A Central de Atendimento Alô Trabalho, número 158, funciona 24h por dia (eletrônico) e de segunda a sexta-feira das 07h às 19h (humano).

Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) são gratuitas e a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Ouvidoria MDT

A Ouvidoria é um canal direto de comunicação com a população, que permite ao cidadão fazer reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias, referentes a procedimentos e ações de agentes, diretamente ligados ou subordinados ao Ministério do Trabalho.


O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, erros, negligências, abuso de poder ou a má administração do serviço público. O propósito é melhorar a administração pública, tornando a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.

Denúncia e reclamação trabalhista

Para registrar uma denúncia ou reclamação quanto ao cumprimento da legislação trabalhista pelo empregador, o atendimento é exclusivo no plantão fiscal existente nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE) e suas unidades nos Estados. Consulte aqui os endereços da rede de atendimento.

Carta de Serviço ao Cidadão – Acesse aqui

 

🌐 Redes Sociais

Hoje em dia as empresas em geral têm suas contas nas mais diversas redes sociais (Facebook, Instagram, etc)

Se você desejar tentar o contato por rede social, basta enviar uma mensagem via direct e aguardar a resposta com maiores orientações da empresa.

Conheça as principais redes sociais do MDT (Ministério do Trabalho e Previdência):

📂 Como Fazer