O chefe da Inspeção das Ilhas Canárias da Espanha, Andrés Fernandez Temprano, foi recebido na semana de 22 a 26 de julho pela Inspeção do Trabalho do MTE em Brasília. O encontro se deu em razão da cooperação bilateral entre as Inspeções do Trabalho dos dois países. Durante o encontro, foram compartilhados entre os dois órgãos os modelos de gestão e o sistema de inspeção de cada país.
As delegações fizeram uma visita técnica à SRTE/GO, onde foi apresentado o trabalho de uma das unidades regionais da estrutura deste Ministério. Na ocasião, como exemplo de boas práticas, os auditores visitaram o Hospital Geral de Goiânia, que obteve melhorias significativas em termos de saúde e segurança do trabalho, após diversas intervenções fiscais ao longo de mais de dez anos.
Na sexta-feira (26), para encerrar a visita, foi realizada uma live para os chefes regionais da Inspeção do Trabalho, que tiveram a oportunidade de interagir com o especialista espanhol. Alguns temas de destaque foram a fiscalização de segurança e saúde no trabalho, o combate à discriminação e desigualdade de gênero na Espanha, o modelo tripartite de planejamento da fiscalização, a utilização do domicílio fiscal trabalhista para o envio de orientações direcionadas, conforme o ramo de atividade dos empregadores, e o modelo de integração dos sistemas utilizados pela inspeção do trabalho.
O material disponibilizado durante as atividades e o relatório da cooperação serão divulgados aos auditores de todo país pela Divisão para Assuntos Internacionais da SIT, que tem como prioridade incrementar a participação e promover o registro e a disseminação do conhecimento adquirido a todos os Auditores-Fiscais do Trabalho.