O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, estará no Sul de Minas Gerais nesta terça-feira (20) para lançar o projeto-piloto de Migração do Café, uma iniciativa que visa fortalecer a promoção de conduta empresarial responsável e assegurar o trabalho decente na cadeia produtiva do café. Luiz Marinho visitará as cidades de Guaxupé e Poço Fundo, regiões conhecidas pela produção de café fino, e se reunirá com trabalhadores, empregadores e parceiros institucionais.
Este projeto é uma colaboração do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), com o objetivo de garantir contratações justas, combater a informalidade – que atinge até 80% em alguns setores, segundo o IBGE – e proteger os trabalhadores migrantes, muitos dos quais se deslocam com suas famílias em busca de emprego.
O projeto-piloto de Migração do Café é parte de um esforço mais amplo do governo federal para enfrentar violações dos direitos humanos no trabalho, com foco especial nas cadeias produtivas que apresentam maiores índices de exploração, como a do café.
Serviço
Abertura da mesa de diálogo sobre o trabalho decente na cadeia produtiva do café e Assinatura do Termo de Adesão ao Pacto Nacional do Café
Data: 20 de agosto (terça-feira)
Horário: 11h
Local: Auditório Cooxupé, Guaxupé (MG)